agrobike_principal_home
Info Fotos Vídeos Apps/Quizz Produzir/Proteger Aprender/Comer Inovar/Trabalhar Festa na Cantina

Iniciativa DNAe

O “Dia Nacional da Agricultura na Escola” (DNAe), integrado no programa Redescobrir a Terra, pretende sensibilizar e capacitar os jovens portugueses para a importância da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável para Portugal.

O DNAe conta com o envolvimento de um conjunto de parceiros: a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e respetivas Associações de Agricultores, Forum Estudante, Direção Geral de Educação (DGE), Instituições de Ensino Superior e Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA).

O público-alvo prioritário desta iniciativa é constituído pelos jovens dos 6 aos 18 anos, integrados nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade e no ensino secundário.

O DNAe tem como principais objetivos:

- Convidar as escolas do país a desenvolver atividades lúdico-pedagógicas de promoção da agricultura junto da sua comunidade educativa e famílias;

- Sensibilizar os professores, alunos e funcionários das escolas para a importância da agricultura;

- Mostrar que o conceito de agricultura mudou: é moderna, sustentável, inovadora e uma aposta com futuro;

- Despertar uma nova vocação profissional neste setor, promovendo o empreendedorismo jovem e um negócio com futuro;

- Promover a educação para a sustentabilidade.

O DNAe 2017 assenta em três eixos temáticos fundamentais:

PRODUZIR/PROTEGER – APRENDER/COMER – INOVAR/TRABALHAR

Através de atividades desenvolvidas pela escola (professores, alunos) como, por exemplo, exposições, passatempos, aulas especiais, encontros com profissionais, entre outras, é disponibilizado um kit pedagógico de auxílio às atividades no Dia Nacional da Agricultura na Escola (DNAe), desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança. Este kit contém ideias e materiais que auxiliam os professores e alunos a desenvolver as atividades mais adequadas à sua escola e comunidade.

No dia 19 de maio Escolas de todo o país mobilizar-se-ão para assinalar o Dia Nacional da Agricultura na Escola.

Guião para Professores e Técnicos

O site Agricultura na Escola - www.agriescola.ipb.pt - pretende dotar professores e técnicos de um conjunto de recursos sobre a temática da agricultura que podem ser explorados dentro e/ou fora do contexto de sala de aula. Consulte o guião seguinte para explorar o Kit para o Dia Nacional da Agricultura na Escola.

Guião para professores e técnicos

Ligações Úteis

Aqui partilhamos um conjunto de ligações que permitem aceder a entidades e recursos variados relativos à Agricultura.

INICIATIVA

CAP - Agricultores de Portugal Forum Estudante Direção-Geral da Educação Instituto Politécnico de Bragança

COFINANCIAMENTO